CETAS.jpg

O projeto em instalação Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia possui uma estrutura chamada CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres, onde os animais encontrados que estiverem necessitando de atendimento são encaminhados para o CETAS, unidade responsável pelo manejo de fauna silvestre com finalidade de prestar serviço de: recepção, identificação, marcação, triagem, avaliação, recuperação, reabilitação e destinação de animais silvestres.

Durante as atividades de supressão vegetal, antes da entrada de máquinas e equipamentos, uma equipe de biólogos e auxiliares de campo fazem o afugentamento dos animais das áreas a serem suprimidas.

Mesmo com a ação de afugentamento, alguns animais podem ainda ficar nas áreas, principalmente por terem baixa mobilidade como serpentes e lagartos, e são resgatados pelos profissionais de campo.

Após a assistência médica veterinária, o animal é encaminhado para a soltura o mais breve possível. Água e alimento apropriados para cada espécie é oferecido ao animal antes da soltura para melhorar seu estado físico nesse processo.

O CETAS de Ventos de Santa Eugênia está em operação e atendimento desde o início das atividades de instalação do empreendimento e a equipe da Consultoria Ambiental SABERES que é responsável pelo espaço.